segunda-feira, 29 de junho de 2009

Inovação eléctrica

Hoje foi anunciada a inauguração de alguns postos de fornecimento de energia eléctrica destinada a veículos eléctricos que vai servir de base à introdução em Portugal de um veículo eléctrico.
Todo este projecto está integrado por uma estratégia da EDP de inovação que é desenvolvida através do projecto INOVGRID.
Este projecto é a preparação da EDP para a introdução de smart grid's em Portugal e assim entrar decididamente no futuro quadro tecnológico do negócio da energia eléctrica.
Já por cá é possível ler afirmações que mostram uma total incapacidade de ler o futuro e de ter as preocupações certas. A concentração de produção no mesmo local e os grandes projectos muito pouco smart é que estão a dar. O objectivo não é dizer em que é que vamos ser diferentes dos últimos 20 anos mas encher a boca com um investimento de milhões (será que terão avale do Povo?).
Quem é que explica que a geotermia não é uma energia renovável e que a concentração da sua produção não é prudente?
E já agora convinha estudar melhor a lição acerca das condicionantes da frequência e da tensão porque esses são problemas centrais do passado. Esse é um dos problemas que é atenuado pelas smart grids, conjuntamente com a qualidade integral e segurança do abastecimento.
O mesmo para a ligação de cabo submarino a ligar o triângulo e a permitir geotermia numa dessas ilhas a exportar para as outras que não é viável nos Açores mas é noticia permanente a exploração de novos investimentos off shore que conduzem a energia por cabo submarino para terra.
Enfim, teremos mais três anos perdidos neste sector nos Açores. Tenho pena dos investidores privados que terão no futuro uma empresa tipo função pública.

Sem comentários: