segunda-feira, 15 de junho de 2009

Ciência e Tecnologia

Muitas vezes fala-se na aposta que tem que ser feita na ciência e tecnologia como forma de promoção de desenvolvimento e competitividade.
Parece-me que o Hospital de Ponta Delgada podia protocolar com a Universidade dos Açores e com uma Faculdade de Medicina a instalação de um curso de medicina que permitisse iniciar a construção de um pólo de especialização na área da saúde.
A visão não devia formar médicos para a região mas formar competências de nível internacional e desenvolver um centro de excelência numa área que permitisse a pacientes internacionais fazer uma cura por cá, aproveitando as nossas instalações hoteleiras e o facto de o Hospital ter um piso desocupado.
O turismo de saúde é hoje uma realidade e tem sido desprezado por cá. Apenas houve uma intenção na área do termalismo que não anda nem desanda e parece que todos acham normal.
Mas não é o termalismo interessa pouco. Há áreas na saúde com muito mais interesse. São áreas que exigem um acompanhamento que é muito caro de fazer nos grandes centros urbanos, onde normalmente há estes meios.
A saúde podia ser um negócio muito interessante com criação de um centro de excelência que criaria emprego muito especializado e um crescimento inerente da qualidade da medicina praticada nos Açores. Quem podia perder com isso?

Sem comentários: