segunda-feira, 1 de junho de 2009

Europa

A campanha para as eleições para o Parlamento Europeu é muito estranha. Se tivesse chegado de outro planeta e tivesse por missão acompanhar a campanha e depois votar em consciencia teria uma deficuldade muito grande.
Os únicos partidos que falam da Europa são exactamente os que são contra a Europa e que portanto nem sei porque concorrem. Deve ser porque é fixe ser deputado europeu.
Os restantes partidos não falam da Europa nem do que acham que devia ser o seu mandato nesta legislatura. Qual é a sua agenda e o seu compromisso?
Parece-me que desta vez vamos ter de recorrer de algum clubismo ou de outro qualquer critério que nada tenha que ver com o que os nossos deputados vão defender ou fazer por lá.
Podemos sempre fazer o seguinte. Avaliar o cabeça de lista e, se houver o candidato local. No caso dos Açores parece que haverá dois deputados e portanto o voto deveria ir para um deles, que temos a certeza que trabalharão em prol dos Açores, como aconteceu nas anteriores legislaturas. No caso dos cabeças de lista a coisa fica feia pois um dos cabeças de lista é sempre contra os Açores e portanto nunca devia ter um voto nosso mas por outro lado a sua influencia é no curso das coisas é nenhuma pelo que tanto faz. Só mesmo ele pensa que alguém espera algo dele.
Assim não sei mesmo que critério se pode ter.
O melhor talvez seja mesmo a aplicação de um critério alternativo. O que vale é que nós não somos totalmente Europeus como prova o local onde se está a festejar hoje o dia dos Açores.

Sem comentários: