sábado, 10 de janeiro de 2009

Aproveitamentos

Muitos políticos, economistas e outras pessoas que manifestam a sua opinião têm ultimamente apresentado argumentos favoráveis a certas medidas e desfavoráveis a outras.

Se prestar-mos atenção verificamos que, em geral, as análises nada têm de cientifico e que na maior parte das vezes o que é afirmado enfermada de incorrecções de ordem teórica e factual.

Mas pior de tudo, é que as medidas propostas por estas individualidades são precisamente as mesmas que propunham à um ano. Ou seja, a crise apenas está a ser aproveitada para servir de argumento quanto à oportunidade das mesmas medidas.

Em cada século há algo que faz mudar realmente a economia, o social e a politica. No século XX foi a 1ª grande guerra. Esta crise marcará a mudança para uma nova formula. Mas só haverá um novo paradigma quando mudarem os actores e as fórmulas.

Por enquanto a crise está a servir para cada um reivindicar o mesmo, fazendo crer que a resolução do seu problema é que resolverá a crise. É pena porque é uma perda de tempo.

Sem comentários: