O que leva o petróleo a estar mais caro são várias razões das quais a principal é explicada pela Lei das Rendas de David Ricardo, ilustre economista conhecido por qualquer estudante de economia. Não vou aqui explicar tal Lei. Apenas refiro que enquanto não aumentar a produção dos países com petróleo de alta qualidade com custo de processamento que ronda o 1$ o barril, como é o caso da Arábia Saudita, de forma a deixar de ter cabimento o petróleo de má qualidade, que vem misturado com areias e que tem que ser espremido, com um custo de 65$ o barril o petróleo não desce consistentemente.
Por outro lado os países dificilmente farão pressão para que tal aconteça pois são os países que deviam fazer pressão que têm interesses no petróleo de má qualidade.
Assim, o que prevejo é que sejam feitas pressões para aumentar as produções de forma a manter o petróleo na casa dos 120/130 $ por barril. A partir destes valores, mais cedo ou mais tarde haverá um conflito militar.
Por isso penso que devemos começar a fazer estudos no sentido de baixar a intensidade energética do produto, ou seja, poupar energia em todas as fases de produção e consumo final.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário