segunda-feira, 2 de junho de 2008

Arrefecimento global

Quando o aquecimento global atingir certo patamar, alguns mecanismos naturais alteram-se e muitas coisas vão mudar no clima.
Hoje a corrente do Golfo conduz uma corrente quente para Norte (felizmente para nós que apanhamos este efeito benéfico que nos aquece a água do mar) proporcionando uma mistura que depois perde efeito e devolve uma corrente fria em profundidade.
Este mecanismo provoca um efeito benéfico no clima, provocando precipitações elevadas quando as massa de ar quente arrastam nuvens para zonas frias, que provocam precipitação.
O aquecimento global provoca a redução das zonas de gelo que acabam por alterar a salinidade do mar dando origem a uma zona de mar muito mais rica em água doce. A diferença de densidade entre a água doce e salgada e a maior reflexão da maior superfície de oceano começarão a provocar um efeito de rápido arrefecimento do planeta. Muito rapidamente se passa de uma época de aquecimento a uma época de glaciação.
Muitos seres vivos não suportarão este alteração rápida do clima e muitas espécies não se adaptarão e serão extintas.
Claro que vamos continuar mais preocupados por a gasolina estar cara do que em deixar de utilizar o mais poluente dos combustíveis de massa.
Entretanto os ambientalistas mais fanáticos continuam a fazer o serviço das gasolineiras que não querem saber do futuro para além da aposentação de resultados do trimestre seguinte e dos EEUU que não querem que a energia nuclear se expanda para não haver muita gente com ideias de passar da utilização civil para a nuclear, ao censurar tudo o que é alternativa real.
É uma pena que assim seja pois com um aquecimento global os Açores ficarão a partir de certa altura com fortes sinais de desertificação e com o arrefecimento sem mecanismos reguladores da natureza não sei o que se poderá passar. Uma coisa tenho a certeza. Convinha que cada um de nós desse o seu contributo, mesmo que pequeno.

Sem comentários: