sexta-feira, 16 de maio de 2008

Agricultura

A agricultura é uma actividade pouco apoiada e mal apoiada. Em contrapartida a pecuária não tem tanto problema, embora muitas páginas de jornais falem sobre os seus problemas.
A agricultura é mal apoiada porque não premeia as práticas favoráveis ao ordenamento correcto do território, à preservação dos terrenos e à conservação da natureza alem da produção de produtos agrícolas que reduzem a nossa dependência alimentar.
A dependência alimentar é das piores que se podem ter pois os produtos agrícolas importados passam normalmente por processos de comercialização que tentam proteger a conservação pelo tempo necessário ao transporte. O resultado é que as maçãs não sabem a nada e o mesmo se pode dizer de um considerável número de produtos.
A conservação do território é absolutamente necessária, pois sem ela desvalorizamos a nossa paisagem e a sustentabilidade da própria produção.
Mas a razão porque a agricultura é pouco apoiada é porque nós não apoiamos o papel de guarda do território que um agricultor desempenha, ocupando o espaço rural e dando-lhe um ar cativante e agradável. Sem os agricultores nós não teríamos a paisagem que temos e ninguém paga por isso.
Pena que cada vez mais a agricultura seja encarada como uma actividade menor e mal remunerada em vez de lhe conceder-mos dignidade e tentar-mos que os agricultores tenham condições para dar instrução aos seus filhos em vez de lhes darem trabalho assim que têm capacidade para tal.
Era muito importante que os agricultores fossem capazes de desfrutar de boas condições de vida para que assegurassem uma população rural suficiente para travar o trágico crescimento das cidades e vilas sedes de concelho.

Sem comentários: