quinta-feira, 13 de maio de 2010

A LUZ de Fátima

A viagem do Santo Padre a Portugal foi muito benéfica para todos.
Logo no avião vislumbrou-se um papa iluminado, com um discurso sábio e adequado ao momento.
Foram feitas afirmações muito sérias sobre a Igreja e sobre o mundo que mostram que a Igreja acertou o passo e depois de uns meses a dizer tolices sobressaiu a sabedoria de uma instituição bi-milenar e de um Papa capaz de fazer uma leitura adequada que traduz as posições de uma Igreja moderna e capaz de desempenhar um papel decisivo neste século XXI.
Fico muito feliz por ver essa capacidade porque me parece que as mensagens que densificam a ética e as opções sociais e políticas são absolutamente necessárias nesta época em que decisões catastróficas são tomadas com muita velocidade e sem recorrer a nenhuma sabedoria.
É esta Igreja actual e actuante que nos faz falta e Portugal está mais uma vez no centro desta reorientação.
Só espero que a comunicação tenha a presença de espírito de nos revelar a mensagem profunda, mas suspeito que mais uma vez se vai ficar pelo nível da espuma.

1 comentário:

Nuno Barata disse...

Caro amigo
Este Papa é um dos melhores intelectuais que a Igreja pariu nos últimos anos. O facto de vir logo a seguir a um Papa populista como foi o caso de João Paulo II, complicou a sua aceitação publica. De resto, espero muito mais deste Papa do que de qualquer um dos papados do séc. XX. Lê a carta encíclica Caritas e veritate e verás que está cheia de boas referências ao mundo contemporâneo, identifica problemas e aponta soluções, coisa que é cada vez mais difícil de se ver ser feita.