sábado, 1 de maio de 2010

Expectativas elevadas

Durante algum tempo fui escrevendo sobre a necessidade de ter algum cuidado com as dividas. Este assunto virou de repente no único assunto, pois alguém o sistema financeiro começou a ameaçar desinteressar-se de emprestar mais dinheiro porque o risco é muito elevado para alguns países.
Coisa engraçada esta. Ainda não passaram muitos meses que os bancos foram salvos pelos Estados e agora viram-se contra eles. Há casos de bancos que gozam de empréstimos de fundos a baixo preço e agora emprestam aos países a preço anormalmente elevado criando lucros elevados.
As notações que as empresas dão aos países são agora muito cautelosas para um pequeno conjunto de países para dar a ideia que os problemas do passado foram corrigidos.
Penso que é a altura de regular o sistema de avaliação de risco e de criar condições para o surgimento de um novo clima menos tóxico na relação entre financiadores e financiados.
Quanto aos Estados vamos passar por um momento muito difícil pois ninguém parece acreditar que os países não podem gastar mais do que têm.
O clima de contestação vai subir porque ninguém quer saber de mais nada para além do seu próprio problema.
Esperamos que os políticos consigam gerir as expectativas e levar o país a bom porto.

Sem comentários: