domingo, 28 de março de 2010

Cidadania

Observando as estatísticas sobre as habilitações e conhecendo as pessoas em causa facilmente compreendemos que a falta de habilitações é um problema grave do nosso país, fazendo com que as possibilidades de progresso económico e social fiquem francamente debilitadas.
A verdade é que há uma reprodução de pobreza cultural que transforma seres humanos potencialmente capazes em seres dependentes que vivem do que podem obter da sociedade sem para ela contribuir.
As teses sociais que são hoje dominantes têm facilitado a vida a essas pessoas uma vez que a subsistência (e muito mais) está garantida e não têm, em boa verdade, de fazer uma avaliação do rumo que dão às suas vidas.
A educação dada por pessoas que vivem à margem das regras sociais reproduzem pessoas iletradas sem regras nem noção de cidadania.
Suponho que se todos os que não atingem o 9º ano de escolaridade até aos 18 anos fossem obrigatoriamente incorporados num serviço militar com a missão de lhes dar uma qualificação profissional e regras de conduta de cidadania, o incentivo para o não abandono do sistema escolar era maior e o respeito pela colectividade saía fortemente reforçado.
Não estou absolutamente certo que se possa ou deva implementar um sistema destes mas já no que respeita aos resultados não tenho dúvida alguma que seriam muito interessantes.

Sem comentários: