segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Cimeira de Copenhaga

Inicia-se hoje a cimeira de Copenhaga.
Trata-se de um momento de reflexão mundial sobre a forma como a actividade humana interfere com a natureza e os caminhos a seguir por cada país para que a actividade humana seja menos perturbadora dos equilíbrios da natureza.
A redução da biodiversidade vinha sendo alvo da chamada de atenção de diversos especialistas internacionais já há muitos anos.
Temos o alerta para as alterações climáticas já há mais de vinte anos. Este alerta começa agora a ser levado a sério, pois os efeitos destas alterações já se começam a fazer sentir e não são boa notícia.
Embora muitos ainda discutam se as alterações climáticas são ou não fruto das actividades humanas, a verdade é que já não se está nessa fase.
Agora o que se discute é como se vai desenvolver um sistema de controlo ambiental mundial sobre as emissões de carbono.
Como a redução das emissões de carbono são conseguidas através de uma melhor eficiência energética e de uma alteração do paradigma energético, a verdade é que quem não aderir vai estar dentro de 10 anos a perder produtividade e oportunidades de desenvolvimento de negócios.
O novo paradigma representa um conjunto de novas oportunidades de negócio e de emprego que devem ser consideradas com urgência pelos decisores públicos e privados.
Este novo paradigma é que nos vai trazer outro período de crescimento económico sustentado.

Sem comentários: