quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Politica está em crise

A crise que actualmente vivemos tem raiz politica e não económica. Foi um conjunto de decisões de política económica que conduziu a esta situação e a consequência é simples - os americanos estão pelo menos 700 mil milhões de dólares mais pobres. Na realidade a consequência será superior porque as dinâmicas de destruição de capital vão ampliar-se.
A economia fez o seu papel de sempre - produziu mecanismo de equilíbrio que neste caso correspondem à destruição do capital artificial.
A politica muito liberal que desregulamentou uma parte substancial das intervenções financeiras criou durante algum tempo a ilusão de riqueza só que estes esquemas financeiros são do tipo dos negócios da D. Branca, que por não terem contrapartida real acabam por criar bolhas que têm um dia que cair na real.
Só há um problema. Os EUA não são um país qualquer e o dólar é uma moeda de referência. Graças aos Europeus já não é a única uma vez que agora também há o Euro.
O dólar desvaloriza-se necessariamente e os termos de troca do comércio internacional alteram-se. Há países que ganham e países que perdem. O petróleo, tende a reajustar o seu preço para manter o seu rendimento real. Mas os bens que tiverem condições de mercado também se ajustarão.
No fim os americanos ficam mais pobres e as empresas americanas terão mais capital chinês e soviético, economias com liquidez suficiente para investir em activos americanos que se transaccionam claramente abaixo do seu valor.
O Mundo mudou. Espero que nos consigamos manter equilibrados. É tempo de poupar.

Sem comentários: