terça-feira, 29 de junho de 2010

Responsabilidade

Foi penoso acompanhar este Mundial de Futebol.
Péssimo futebol, com jogadores em posições incompreensíveis.
Uma estratégia aterradora. Igual para todos os adversários, o que revela uma falta de capacidade que nenhum treinador da primeira liga portuguesa tem.
Um sofrimento do princípio a fim.
Assim parece-me que é o Sr. Madail que chegou ao fim e deve demitir-se.
Por mim não vou ver mais jogos até isto concertar.
Com esta situação antes não ver futebol e voltar a esperar pelo bom futebol do Benfica, que aquece a alma, mesmo de alguém como eu que não percebe nada de futebol.
Responsabilizar os verdadeiros responsáveis, os que escolhem os seleccionadores é que é urgente.
A responsabilidade parece-me ser claramente dos dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol.
Mas como eu não acredito que em Portugal se faça o que é óbvio para resolver o problema parece-me que, no fim, ainda vamos ter uma selecção sem os melhores jogadores e com treinadores de campo como seleccionadores.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Portugal Logístico

Tenho acompanhado com pouca atenção a discussão do TGV. Muito do que se lê não parece boa ideia nem sensato.
Não li os estudos produzidos mas, sinceramente, não acredito muito que tenham sido realmente úteis.
Isto porque ou quem deles fala também não os leu ou dizem um monte de disparates.
Vejamos que interesse tem uma linha que nos ligue à rede de bitola europeia. Parece certo que não se trata de promover o turismo Madrileno para umas praias que nem têm muito interesse.
Mas vejo outra utilidade, que até dispensava o tgv. A promoção de Sines como centro logístico alternativo da Europa, aproveitando o crescente comercio com a América do Sul e do Norte passa por ter uma linha que permita embarcar mercadorias em comboios com destino directo aos centros europeus. Isto poderia criar uma dimensão logística a Portugal muito interessante.
Pouco interesse tem ir de comboio para Madrid. Mas criar um centro que pode ser uma fonte de riqueza e de emprego de grande dimensão parece ser "fazer o óbvio".
Portugal tem condições para se tornar num dos maiores centros logisticos do mundo, competindo directamente com Amsterdão. Precisa pensar mais no ganho do que no gasto.
Façam lá a linha a partir de Sines e deixem o TGV para mais tarde.