Os dados avançados para as alterações do clima referem um aumento do nível médio da água do mar. Os estudos indicam cerca de 0,5 metros para a Inglaterra e já se fazem estudos sobre os riscos que daí advêm e a influência nas infra-estruturas litorais bem como no tipo de protecção que será necessário realizar.
Os números avançados são meras estimativas, ainda muito preliminares, mas atingem já valores muito elevados.
Nos Açores, as variações do nível do mar também se vão verificar, embora com um valor menos expressivo do que na Inglaterra. De qualquer forma terá influência muito importante na linha de costa e nas infra-estruturas portuárias.
Estão a construir-se novas infra-estruturas e a ampliar algumas mas não se houve falar em nenhuma destas problemáticas.
Certamente que foram avaliadas e estão, preventivamente, a ser tomadas medidas para fazer face a pelo menos variações de 20 centímetros, com correcção da pressão exercida pelo mar e nos níveis de galgamento das docas.
Nem nos passa pela cabeça que se continue a abordar este problema numa lógica de "business as usual".
A construção de protecções nas zonas onde o mar está num nível próximo da costa serão mais fáceis construir agora do que mais tarde.
Alem disso, parece que as tempestades vão aumentar de frequência e não diminuir.
Só esperamos que não se comecem a formar furacões na costa africana a subir até aos Açores como acontece na costa americana. Também já vi algumas referencias a esta possibilidade.
Mas no fim de contas já estamos habituados ao mau tempo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário