Pedir perdão é uma atitude muito cristã. É um pedido que se faz para redimir um pecado. A Igreja tem mostrado uma face de terrível desajuste dos tempos em que vivemos. Tem reagido mal a denuncias de abusos, com declarações de eminentes figuras da Igreja que mais parece que não estão no seu perfeito juízo.
Pedir perdão pelos pecados cometidos não é coisa que se faça quando se pratica um crime. Ou seja, até se pode pedir perdão e Deus pode perdoar, mas os crimes são julgados pela justiça dos homens, como é evidente.
O que se pretendia ouvir da Igreja era outro discurso. Por exemplo, pedir perdão mas dar instruções para não ocultar com mudanças de paróquia e estratagemas do género os crimes de abuso cometidos por padres.
Claro que não se pode perdoar a uma instituição que convive com o crime e oculta provas à justiça.
A autoridade da Igreja está muito abalada porque hoje se sabe que a instituição tem um comportamento que não é aceitável e só não foi ainda fortemente punida porque ainda goza de um respeito muito grande. Ninguém quer ser contra a Igreja. Espero que a Igreja deixe de ser contra nós.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário