Os empresários têm um desafio neste ano muito importante - aumentar a produtividade.
Para isso têm que analisar o grau de organização das suas empresas e a capacidade de operar transformações.
Sejamos realistas. Não vale a pena fazer pequenas transformações. A inércia fará com que sejam rapidamente absorvidas.
Interessa fazer transformações radicais. Isso sim (e falo com experiência) muda mesmo as coisas e produz novas forças e motivações que são criadoras de valor e de ganhos efectivos de produtividade.
Ganhar produtividade é vital para vencer no mercado. Fazer face à concorrência exige uma posição concorrencial assente em vantagens sustentadas e essas têm por base uma grande produtividade.
Reinventar a nossa posição no mercado. Reavaliar os nossos investimentos e reconduzi-los em direcção a ganhos de produtividade. Raramente cair na tentação de investir em edifícios e outras aplicações que apenas trazem redução de liquidez ao activo.
Investir em tecnologia e organização (que é um ponto fraco habitual).
Só com ganhos de produtividade é que as nossas empresas podem olhar para o mundo e ver o seu mercado, que não é necessariamente só a ilha ou o arquipélago.
O crescimento pela densificação dos mercados só se faz crescendo para fora com base em controlo da produtividade.
Espero que as empresas se revolucionem este ano de 2010 com base nos seus recursos e sem pedir nada a ninguém, como é normal no sector privado de países industrializados.
Vamos ao trabalho.
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